Como citado na postagem anterior, o corredor da Av. João Naves de Ávila conta apenas com dois veículos aptos para o tipo de operação designada para o ele. São os veículos numerados como 7501 e 7502 da empresa Autotrans Turilesa, que fazem a linha T131 Parador (T.Central x T.Santa Luzia), leia-se piso baixo.
Ambos veículos chegaram na cidade 0km antes mesmo da inauguração do corredor pela extinta Auto Viação Triângulo, com motorização eletrônica de 260hp e suspensão pneumática (a ar).
O curioso é que mesmo naquela época onde parte dos veículos em geral tinham mais de 3 anos de uso, ao contrário do que vemos hoje, conseguiam operar e desafogar as linhas mais demandas como por exemplo a T131 Parador.
Como explicar isso? Simples: mais de 60% dos veículos eram padron* com motorização mais potente, suspensão pneumática e alguns deles tinham 13,60 metros de comprimento na versão convencional** - os tais foram substituídos por veículos de 12,60 e 13,20 metros, com configuração standart*** convencional de menor potência, com suspensão dura, qualidade inferior e barata.
Vale lembrar que a demanda das linhas aumentaram, daí necessidade de veículos maiores é ainda mais agravante.
Hoje os dois veículos piso baixo além de serem os dois únicos veículos que passam pelo corredor visando a acessibilidade universal, são também os dois melhores veículos do Sit, pois são do tipo padron - onde segundo o edital lido e assinado pelas novas empresas em 2009, exige ônibus padron nas linhas troncais.
(No vídeo acima: meia volta do 7501 do T.Santa luzia ao T. Central, na parte da manhã no horário entre-pico)
______________________________________________________
Padron: Ônibus com motor traseiro ou central.
Convencional: Ônibus sem ser articulado, normal.
Standart: Motor dianteiro.
"Muito obrigado por sua visita e sinta-se a vontade para deixar seu comentário abaixo, prezado visitante!"
Léo Vieira.
A situação é difícil! Aqui em BH todos os Padrons foram trocados por cabritos e hoje já temos a frota 100% cabrito. Pelo menos aí tem de 12,6m e 13,2m, já aqui tem só 12m e outros que acho que nem deve chegar a 12,3m. Mas os empresários só pensam nos bolsos deles e os órgãos responsáveis (no caso Irresponsáveis) não fazem nada a respeito.
ResponderExcluirMuito bacana a postagem Léo!
Abraço!
http://consorcioonibus.blogspot.com.br/
http://itapagipetransportes1.blogspot.com.br/
legal a postagem aqui nao muda mesmo de situaçao
ResponderExcluirabrs