domingo, 10 de junho de 2012

Corredor do caus


Como citado na postagem anterior, o corredor da Av. João Naves de Ávila conta apenas com dois veículos aptos para o tipo de operação designada para o ele. São os veículos numerados como 7501 e 7502 da empresa Autotrans Turilesa, que fazem a linha T131 Parador (T.Central x T.Santa Luzia), leia-se piso baixo.

Ambos veículos chegaram na cidade 0km antes mesmo da inauguração do corredor pela extinta Auto Viação Triângulo, com motorização eletrônica de 260hp e suspensão pneumática (a ar).


O curioso é que mesmo naquela época onde parte dos veículos em geral tinham mais de 3 anos de uso, ao contrário do que vemos hoje, conseguiam operar e desafogar as linhas mais demandas como por exemplo a T131 Parador.

Como explicar isso? Simples: mais de 60% dos veículos eram padron* com motorização mais potente, suspensão pneumática e alguns deles tinham 13,60 metros de comprimento na versão convencional** - os tais foram substituídos por veículos de 12,60 e 13,20 metros, com configuração standart*** convencional de menor potência, com suspensão dura, qualidade inferior e barata.
Vale lembrar que a demanda das linhas aumentaram, daí necessidade de veículos maiores é ainda mais agravante.

Hoje os dois veículos piso baixo além de serem os dois únicos veículos que passam pelo corredor visando a acessibilidade universal, são também os dois melhores veículos do Sit, pois são do tipo padron - onde segundo o edital lido e assinado pelas novas empresas em 2009, exige ônibus padron nas linhas troncais.


(No vídeo acima: meia volta do 7501 do T.Santa luzia ao T. Central, na parte da manhã no horário entre-pico)
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Padron: Ônibus com motor traseiro ou central.


Convencional: Ônibus sem ser articulado, normal.


Standart: Motor dianteiro.


"Muito obrigado por sua visita e sinta-se a vontade para deixar seu comentário abaixo, prezado visitante!"

Léo Vieira.

2 comentários:

  1. A situação é difícil! Aqui em BH todos os Padrons foram trocados por cabritos e hoje já temos a frota 100% cabrito. Pelo menos aí tem de 12,6m e 13,2m, já aqui tem só 12m e outros que acho que nem deve chegar a 12,3m. Mas os empresários só pensam nos bolsos deles e os órgãos responsáveis (no caso Irresponsáveis) não fazem nada a respeito.
    Muito bacana a postagem Léo!

    Abraço!

    http://consorcioonibus.blogspot.com.br/
    http://itapagipetransportes1.blogspot.com.br/

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  2. legal a postagem aqui nao muda mesmo de situaçao
    abrs

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